Powered By Blogger

domingo, 6 de junho de 2010

Privacidade, alguém a viu?

Hoje em dia tudo se tornou mais rápido, fácil e informatizado devido a toda essa tecnologia que produzimos, desde um simples Tamagochi ( eu nunca tive um ) até o mais moderno dos computadores. Mesmo sem percebermos, o que é bem difícil, estamos envolvidos pela tecnologia, a partir do momento em que acordamos até a hora em que vamos dormir. Acordamos com um despertador, usamos um fogão, uma geladeira, televisão, enfim, MUITOS aparelhos desenvolvidos por cientistas que dedicaram seu tempo ao seu estudo. Até ai tudo bem, facilitamos as tarefas diárias, ganhamos tempo, e um novo universo foi aberto pra nós, a Internet.A raiz de muitos problemas.
A muitos anos atrás a Internet era usada com objetivos militares, como uma forma de manter contato entre os soldados durante a guerra ( calma, não era por MSN ) e assim poderiam se prevenir de ataques dos inimigos. Mais anos se passaram e ela começou a ter uma outra utilidade, foi usada pra trocar informações cientificas e acadêmicas até que um senhor chamado Tim Bernes-Lee crio o WWW( ele fez seu próprio computador, sagaz ele né? ). Depois disso, nada foi o mesmo, começaram a chover sites de todos os tipos, gêneros, gostos que até hoje usamos, como o Internet Explorer e o Netscape, enfim até ai uma maravilha.Até que em 2006 as pessoas sem amigos começaram com a mania das redes socias.
Facebook, Myspace,  Twitter, Orkut , formspring e mais, muito mais outras redes sociais, que vem ganhando espaço entre a população. Os principais atrativos são as ''quebras de fronteira'' entre cidades, estados, países, podendo se comunicar, ver, ouvir, sentir* ( *tinha que ser tecnologia japonesa --' ), ou seja, aproximar as pessoas de todos os lugares.
Sendo assim, pessoas se expõem na internet criando páginas sobre sua rotina, sobre o seu dia, escrevem um desabafo, fazem quase uma autobiografia de sua vida para que todos vejam, mas alguém está passando dos limites.
O Facebook, conhecido pela sua falta de privacidade, está sendo alvo de vários protestos, um dos últimos, em 31 de maio conhecido como ''Quit facebook day'' teve 32mil adeptos, dos 400 milhões de usuários. é quase como um simples arranhão em um lutador de sumo.Outra grande empresa que concerteza sofrerá pequenos arranhões será a OiVelox, nada mais nada menos do que a maior distribuidora de Internet banda alarga no Brasil, o motivo ? Ela irá monitorar o que você faz na Internet, o que você acessa, o que ouve, suas preferências, o que pesquisou na página do orkut, enfim tudo, ou quase tudo que você faz, segundo a Oi, isso é para saber a preferência do cliente e criar uma página inicial com o conteúdo preferido do usuário.
Um minuto de silêncio...  O que tá acontecendo com o mundo?! Perdemos toda nossa privacidade, a troco de nada. Por enquanto, podemos tomar nossas decisões e escolher entre aceitar ou não, mas e quando isso tudo não for mais assim, perdemos juntos com a privacidade a liberdade de expressão?
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário